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Você que trabalha no Mercado de Pagamentos e com terminal POS sabe o quanto esse setor é complexo. Ele merece bastante estudo e atenção para que erros não sejam cometidos e custos sejam reduzidos.

Mesmo assim, é um segmento em ampla expansão. Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), o valor das compras com cartões de crédito e débito cresceu mais de 500% em 10 anos.

Esse é um número bastante expressivo e que mostra a força desse mercado. Por isso, cada vez mais as empresas buscam digitalizar as operações e investir em tecnologia de ponta. Isso permite aumentar a produtividade dos negócios, reduzir custos e melhorar o relacionamento com os clientes.

Outro dado interessante de se considerar é o estudo de 2021 conduzido pelo Sebrae. Com mais de 3500 pessoas entrevistadas, sendo a maioria delas empresários, o estudo mostra o aumento no uso do terminal POS (famosa maquininha de cartão de crédito ou débito) por micro e pequenas empresas em meio à pandemia.

Essa pesquisa, chamada Uso da Maquininha 2021, mostrou que o percentual de micro e pequenas empresas que utilizam maquininhas de cartão de crédito e débito cresceu 43% nos últimos cinco anos.

E hoje 56% deles oferecem esta modalidade de pagamento aos seus clientes. Isso ocorre por diversos fatores, mas é uma tendência acelerada pela pandemia e pela digitalização dos negócios.

Mas você sabe quais são os problemas mais comuns com o terminal POS, as famosas maquininhas de cartão? Fizemos este texto para esclarecer essas questões a você.

Problemas mais comuns com um terminal POS

Assim como em qualquer negócio, o segmento de Meios de Pagamentos pode apresentar alguns desafios. Se a sua Fintech atua fornecendo terminal POS para estabelecimentos comerciais, já deve estar familiarizada com alguns deles.

Mesmo assim, para ajudar você, listamos abaixo os 5 principais problemas de quem trabalha com terminal POS, ou seja, aqueles mais comuns. Assim, a sua empresa pode se preparar para lidar com eles e oferecer as melhores soluções para essas questões.

1. Alto custo para compra

Quando você compra uma máquina de cartão de crédito e débito, ela passa a ser totalmente sua. Por um lado, você pode revendê-la caso decida mudar de empresa ou simplesmente não precise mais do equipamento.

Por outro, ao comprar o hardware, você terá menor liberdade de negociação com a empresa fornecedora do produto.

De forma geral, as máquinas compradas possuem taxas fixas a preços mais altos, o que acaba resultando em um maior investimento no produto.

Também pode locar o terminal POS, em vez de comprá-los. A diferença é que existem taxas mensais de locação, permitindo a essas máquinas operarem com taxas menores do que as máquinas compradas, em todos os tipos de vendas.

Assim, o custo com o hardware pode ser diluído ou até mesmo repassado em negociações, liberando o caixa para outros investimentos.

Ou seja, vale a pena ponderar os prós e contras de cada caso para escolher a melhor opção de adquirir um terminal POS.

2. Indisponibilidade de conexão

Quem atua no mercado de Pagamentos e de Adquirência no Brasil sabe que uma das maiores demandas do setor M2M é a redundância e disponibilidade de conexão para os dispositivos móveis.

Como a cobertura é dividida entre diversas Operadoras de Telefonia Móvel, muitas empresas que necessitam de conectividade entre máquinas para operar buscam alternativas para garantir que seus clientes não ficarão sem sinal. Ou seja, para garantir que os clientes não ficarão inoperantes e perderão vendas por este motivo.

Além de prejudicar a credibilidade das empresas de Meios de Pagamentos, as falhas de conectividade também podem levar à perda de receita, com a saída de clientes insatisfeitos da carteira.

3. Maquininha travada

Mesmo em meio à tecnologia e diversidade de modelos de máquina de cartão, as empresas ainda enfrentam problemas de travamento no aparelho. Também podem haver máquinas fora do ar ou até mesmo que não funcionam, o que pode ser uma enorme dor de cabeça para muitos empreendedores. 

Afinal, quem empreende não quer perder tempo, visto que tempo é dinheiro. Ter esse tipo de problema por causa da maquininha travada com certeza é um erro que pode ser evitado.

Por isso, conte com um bom parceiro como fornecedor de hardware, que ofereça o suporte necessário para não deixar seu cliente na mão quando ele mais precisar.

4. Avaria no equipamento

Assim como qualquer hardware, a maquininha de cartão pode apresentar algum tipo de avaria, seja no ato do recebimento, ou após o uso.

Por isso, você deve conversar antecipadamente com o seu fornecedor para saber quais são os critérios e condições de conserto ou troca. Sem isso, você pode ter algum custo extra, por exemplo.

Assim, é importante checar as condições de contrato para saber se alguma troca irá incorrer em algum custo logístico extra para a sua empresa.

5. Uso indevido

O uso indevido do terminal POS acontece bastante e é um problema fácil de resolver com o conhecimento correto sobre os processos.

Por isso, é importante saber se o seu hardware e a conectividade que vai embarcada nele estão sendo utilizados da maneira correta e com a finalidade a que se propõem.

Uma forma inteligente de garantir o controle do uso dos seus equipamentos é utilizar uma plataforma de gestão da transmissão de dados que te ofereça informações para este controle, como o LSM.

Líder no mercado M2M, a TNS conta com uma equipe de engenheiros altamente qualificados que desenvolveu a plataforma LSM para atender os clientes o melhor possível. 

Por ser uma plataforma própria, possui autonomia para criar funcionalidades customizadas para cada cliente, promovendo flexibilidade na transmissão e gestão de dados M2M dos seus equipamentos.

Tudo isso com o intuito de tornar a operação mais fácil e prática para todos os clientes e seus usuários.

A plataforma LSM é online e gera valor agregado por relatórios gerenciais para o efetivo controle das linhas contratadas e dados trafegados. Ela também fornece informações sobre a base de dispositivos instalados e controles que ajudam os clientes a reduzir custos e prevenir fraudes.

Conclusão

Agora você já sabe quais são os principais problemas com o terminal POS e pode se preparar melhor para enfrentá-los.

Aqui na TNS temos a melhor solução de conectividade para o seu negócio e atendemos nossos clientes pautados nos pilares da escalabilidade, flexibilidade e segurança.

Nosso propósito é unir tecnologia de ponta à ampla experiência de mercado, oferecendo soluções sob medida que atendam negócios já consolidados ou aqueles que estão começando, não importa o porte ou segmento.

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