Share

O ano de 2023 já começou com mudanças nos meios de pagamento. O sistema de pagamentos instantâneo, o Pix, já assumiu novas regras no segundo dia do ano. Essa e outras evoluções fazem parte de um histórico avanço no mercado de pagamentos em 2022, com mudanças velozes e significativas.

A tendência é que, em 2023, essas transformações na rotina financeira das pessoas sejam ainda mais frequentes, dando mais facilidade, comodidade e agilidades em ações simples do cotidiano.

Quais os aprendizados para os meios de pagamento, em 2022?

Uma rápida retrospectiva…

Aos trancos e barrancos, com evoluções no mercado de pagamentos, mas um inverno frio para os investimentos, 2022 ensinou que é importante continuar com as transformações apesar das dificuldades.

Foi um ano para entender que inflação, desemprego e quebra de cadeias de suprimento também movimentam o varejo. Com desafios, é verdade, mas impulsiona a busca pela reinvenção. Esse mesmo caminho levou ao fortalecimento da relação com o cliente, exigindo das organizações mais segurança no ato da compra. Essa necessidade de segurança também pediu uma integração maior entre o físico e o digital.

Em 2022, o dinheiro físico se tornou cada vez menos uma opção para os brasileiros. De dezembro de 2020 a novembro de 2022, quando a ferramenta do PIX completou 2 anos de utilidade, o número de chaves cadastradas pelo Banco Central aumentou mais de 300%. Essa é uma consequência da vida mais agitada que busca praticidade e agilidade.

Além disso, as fintechs chegaram com mais força e impulsionaram a redução da concentração bancária. De acordo com dados do Banco Central, essa redução, em dez anos, foi de 81% para 71%.

Para proporcionar melhor experiência ao usuário, a chegada do 5G no Brasil também foi um marco importante, que promete baratear produtos financeiros e garantir uma inclusão financeira maior.

Ainda com foco no cliente, em agosto, o Banco Central divulgou o Manual de Experiência do Cliente de Open Finance 4.0, alterando a versão 3.0 do Manual de Experiência do Cliente no Open Banking. O manual apresenta a mudança na expressão Open Banking por Open Finance. De acordo com o Banco Central, o objetivo da mudança foi “melhorar a experiência do cliente, após avaliação das equipes de supervisão e de tecnologia da informação”.

O ano de 2022 mostrou avanços tecnológicos no mercado de pagamentos e deixou em aberto questões para ainda serem trabalhadas. E para 2023? Quais os planos da tecnologia para os meios de pagamentos?

Veja as tendências dos meios de pagamento para 2023

Depois de tantas evoluções, para 2023, a expectativa é de que os meios de pagamento assumam tendência de melhorias e novas funcionalidades. Além, claro, de novidades que devem revolucionar o mercado. A TNS separou quatro tendências que devem chegar com tudo este ano no mercado de pagamentos.

1) Crescimento do Pix

O Pix já é uma realidade e não há como negar. Os números comprovam:

  • De dezembro de 2020 a novembro de 2022 o número de chaves Pix cadastradas pelo Banco Central aumentou mais de 300%.

  • Em dezembro de 2020, menos de um mês depois das transações com o pagamento instantâneo começarem, mais de 133 milhões de chaves já tinham sido cadastradas. O número aumentou para 536 milhões em novembro de 2022.

  • Em dois anos de funcionamento, o Pix já foi responsável por mais de mais de 28,5 bilhões de transações.

  • Apenas no mês de novembro de 2022, mais de 2,6 bilhões de transações foram efetuadas e mais de R$ 1 trilhão foi movimentado.

Diante disso, fica a pergunta: ainda há como crescer? E a resposta é sim.

2023 já chegou estabelecendo avanços na modalidade. As mudanças, que já estão valendo desde o dia 2 de janeiro deste ano, alteram limites de valor para as transações e flexibilizam o horário de transferências.

Entre outras mudanças, os bancos não precisam mais impor um limite de valor por transação. Além disso, agora são obrigados apenas a determinar um limite por período de tempo. Por exemplo: quem tem um limite diário de R$ 5 mil, pode usar todo esse limite em uma só transação.

Além das novas regras já definidas, o mercado também aguarda a chegada de funções como o Pix Garantido, ainda sem data definida, que deve atingir um outro campo do sistema de pagamentos: o crédito.

>>> Entenda o que é o Pix Garantido

2) E-commerce e a fusão entre online e offline

Existe uma tendência de que o e-commerce cresça ainda mais, principalmente entre os países da América Latina. Até 2025, esse aumento projetado é de 35%, conforme a Beyond Borders.

Isso significa que se algo ainda separa a loja física do e-commerce, isso quase não existe mais. A tendência é que os varejistas passem, cada vez mais, a oferecer uma experiência também online para o seu cliente que comprava, principalmente, offline, proporcionando um conceito híbrido de vendas e uma experiência de compra completa.

3) Crescimento das carteiras digitais

As e-wallets, ou carteiras digitais, também chegaram para ficar, prometendo se consolidar com os pagamentos realizados pelo celular. A praticidade chama a atenção dos consumidores e tem se tornado mais popular, assim como o uso do QR Code, que se popularizou durante a pandemia e até hoje tem sido usado por comerciantes, desde ambulantes a restaurantes bem estruturados.

A previsão da PYMNTS, uma organização global especializada em dados e insights sobre inovação em pagamentos e economia conectada, é de que mais de 4 bilhões de consumidores passem a fazer pagamentos com carteiras digitais em 2023.

4) Buy Now Pay Later

O Buy Now Pay Later é um modelo de pagamento parcelado que tem tudo para ganhar um potencial ainda maior em 2023. Funciona como um pagamento a prazo de cartão de crédito, usando a ideia de comprar agora e pagar depois. No entanto, a modalidade usa a tecnologia para fazer um boleto de parcelamento. É como se fosse um financiamento intermediado por fintechs: o cliente paga a compra por meio de empréstimos.

TNS é a parceira ideal para executar as mais diversas soluções

A TNS é líder global no fornecimento de soluções de Infrastructure-as-a-Service (IaaS) para o Mercado de Meios Pagamentos e gerencia com segurança a entrega de mais de 32 bilhões de transações de pagamentos anualmente, por isso, é a parceira ideal para executar funções importantes para sua empresa ou organização em 2023, garantindo que as tendências previstas façam parte de uma rotina produtiva.

As soluções da TNS permitem que seus parceiros simplifiquem, protejam e gerenciem os aspectos mais complexos do ecossistema de pagamentos e agregam vantagem estratégica ao negócio.

A rede da TNS é única e altamente resiliente, projetada para fornecer com segurança e rapidez informações essenciais sobre transações de pagamentos.

A segurança da informação e dos dados que circulam nos pagamentos são sempre criptografados. Além disso, oferecemos estrutura para aumentar ainda mais essa segurança, através do uso de APN exclusiva e possibilidade de utilização de tecnologia IMEI Lock para garantir que os dados sejam transmitidos apenas pela máquina original cadastrada em nossos servidores.

Para saber mais vantagens de ter a TNS como parceira e otimizar suas operações, fale com nossos especialistas.

Inscreva-se aqui para receber nossa Newsletter mensal.

    Nome

    Sobrenome

    Email

    Pais

    Consentimento de uso de dados

    Ao inserir suas informações pessoais neste formulário e clicar no botão “Enviar”, você está dando permissão à TNS para usar as informações pessoais que você enviar para os fins estabelecidos em nossa Política de Privacidade do Grupo TNS.