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Já imaginou abrir o aplicativo do seu banco e ver que todo o dinheiro que você estava guardando não está mais lá? Isso já aconteceu com algumas pessoas, principalmente clientes de bancos digitais. Essas situações serviram de exemplo para que muitas pessoas buscassem, além da comodidade e das vantagens do serviço, a segurança dos seus dados e do seu dinheiro.

Além dos próprios problemas de seguranças dos bancos e fintechs, muitos clientes são vítimas de fraudes.

Uma pesquisa feita pelo New Payment Index 2022 mostrou que a geração entre 58 e 78 anos dá mais atenção à segurança do que todas as outras. Cerca de 67% acham que esse fator é fundamental quando se fala em mercado de pagamento. Conforme o perfil vai ficando mais jovem, a prioridade também cai. A segurança entre os meios de pagamentos é priorizada por:

  • 53% da geração X (44 a 57 anos)

  • 50% da geração Y (26 a 43 anos)

  • 40% da geração Z (18 a 25 anos)

O levantamento ainda mostrou que 73% dos entrevistados no Brasil já usaram a biometria para fazer pelo menos um pagamento. Esse é o maior percentual entre os países da América Latina. Ao todo, 80% acreditam que essa opção é mais segura do que PIN ou senha, por exemplo. Além disso, 79% das pessoas dizem estar preocupadas com a maneira como as instituições usam seus dados.

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Segurança como prioridade

Com mais atualizações no mercado de pagamentos, é extremamente importante compreender e ficar atento aos cuidados com segurança, tanto em relação a cartões físicos, utilizando modalidade de débito e crédito, quanto às transações digitais. Ter os seus dados seguros precisa ser uma prioridade.

Um dos mecanismos que muitas organizações e empresas têm utilizado é o uso do token – recurso de segurança que gera um código exclusivo para acesso -, que ajuda a proteger os cartões e também diminui os riscos de fraudes, proporcionando, como consequência uma experiência mais positiva.

Esse é apenas um exemplo para que o cliente entenda que existem mecanismos, além de uma senha, que é capaz de proteger todas as suas informações digitais, e que é preciso estar atento no momento de adquirir qualquer tipo de produto financeiro.

Se até o Banco Central está preocupado com a segurança das transações, por que você também não estaria?

Banco Central muda regras do PIX

Para se ter uma ideia do que estamos falando, desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, os problemas de segurança provocaram, pelo menos, quatro incidentes de vazamento de dados, em grandes proporções.

De acordo com dados do próprio Banco Central, entre os meses de janeiro e junho de 2022, mais de 739 mil indícios de crimes envolvendo o Pix foram registrados.

Com novas regras já em vigor, o BC pretende dar mais segurança à transação, incluindo dispositivo de segurança para coibir o uso de contas laranja. As contas já usadas para fraudes agora ficam marcadas como suspeitas.

Como funciona?

Os CPFs ou CNPJs dos donos das contas vão ser identificados e colocados sob suspeita. Dessa forma, a medida deve aumentar a segurança e evitar que os “laranjas” criem novas contas para fraudes.

Segurança e tecnologia no mesmo caminho

Ficou decidido, depois da leitura até aqui, que é essencial garantir a segurança dos dados do usuário. A iniciativa evita problemas, constrangimentos, ações indesejadas e uma série de consequências que ninguém quer para sua vida pessoal ou organizacional. Existem algumas maneiras de tornar essa segurança mais eficaz e garantir uma operação sem problemas. A TNS é especialista em cada uma delas.

Como garantir a segurança entre os meios de pagamento

Criptografia ponta a ponta

Todo sistema com um grande número de usuários costuma ser alvo de hackers. Isso está bem presente em redes sociais, streamings e, claro, também no mercado de pagamentos.

Tendo isso em vista, a criptografia de ponta a ponta é essencial em qualquer transação envolvendo um terminal POS, as maquininhas de cartão de crédito e débito. Isso evita que os dados do portador do cartão sejam roubados enquanto a informação está passando por todos os envolvidos na transação para que uma compra seja autorizada.

Assim, a criptografia de ponta a ponta garante que apenas os dois extremos da comunicação receberão as informações necessárias. Ou seja, se algum hacker interceptar a comunicação e tentar roubar dados, ele não conseguirá ler a mensagem e não terá nenhum tipo de acesso aos dados.

Segurança nas transações

Além de investir em criptografia, também é importante checar o nível de segurança das transações financeiras. No Brasil, essa prática é ainda mais importante porque somos o segundo de toda a América Latina com mais fraudes envolvendo cartões em compras virtuais.

Isso mostra o quanto os golpistas brasileiros estão cada vez mais tecnológicos e reforça a importância de investir em segurança em um procedimento com cartão de crédito e débito.

Uma forma de perceber esse nível de segurança é quando há, justamente, a tokenização dos pagamentos, o que também é uma forma de criptografia. Nesse sistema, as mensagens são substituídas por códigos indecifráveis, o que impossibilita a ação de um golpista. Isso protege tanto a transação financeira quanto os dados do cliente.

Segurança na transmissão de dados

Geralmente, as pessoas se preocupam com golpes financeiros e não percebem o impacto que um dado roubado também pode causar.

Quando as informações pessoais de uma pessoa física param nas mãos erradas, os golpistas podem, além de roubar dinheiro, criar outras formas de golpe fazendo passaporte falso, por exemplo, e gerando bastante problema para a pessoa que sofreu a fraude.

Por isso, você também não pode negligenciar a segurança na transmissão de dados. Nesse sentido, as empresas devem garantir que usam sites com certificado SSL. Esse certificado mostra que o negócio online cumpre os requisitos de segurança que já impedem a maior parte das ações dos fraudadores.

Para o usuário final, é bastante fácil verificar isso. Basta checar se o site contém aquele cadeado antes da URL. Nesses casos, ele é seguro.

Outra dica de segurança importante é cumprir os requisitos da nova lei LGPD, que também prioriza proteger as informações do usuário.

Como as empresas podem encontrar esse suporte?

Além de seguir todos os passos acima, garantindo ao usuário segurança de ponta a ponta, para estar sempre à frente de golpistas, recomendamos ter parceiros com experiência em TI e segurança de dados. Isso é menos custoso e trabalhoso do que o seu próprio negócio precisar fazer toda uma análise de riscos.

Assim, você aumenta a segurança do mercado de pagamentos e permite que tanto os lojistas quanto os usuários finais façam transações mais seguras, em relação ao dinheiro e aos dados pessoais.

A TNS, por exemplo, atua há mais de 30 anos e tem bastante expertise quando o assunto é conectividade entre máquinas.

Além disso, ela tem parceria com os maiores fornecedores do mercado nacional e faz toda a gestão do SIM Card incluído na maquininha de cartão.

Com isso, a TNS garante a segurança das transações por meio de alta tecnologia, parceiros de peso e suporte 24 horas por dia. Ela ainda consegue garantir uma maior velocidade na transmissão de dados e o monitoramento da conexão.

Dessa forma, qualquer problema é detectado rapidamente para ser corrigido. Isso torna o processo mais seguro e evita as fraudes envolvendo um terminal POS.

Se você tem uma startup, Fintech de Pagamentos ou qualquer negócio que necessite de conectividade para comunicação entre máquinas, converse com um de nossos consultores.

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