O mercado de Pagamentos brasileiro experimenta um avanço expressivo nos últimos anos. Isso é comprovado com os dados que mostram o crescimento do setor e a transformação que ele vem passando.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), somente nos últimos 10 anos, o valor das compras com cartões de crédito e débito cresceu mais de 500%. Hoje são realizadas mais de 20 mil transações por minuto.
Diante deste cenário, este segmento é bastante promissor para quem deseja empreender no país. Isso acontece porque, mesmo com a crise causada pela pandemia, o mercado de Pagamentos se mostrou resiliente e até mais forte do que antes.
No entanto, com as mudanças de regulamentação, apesar do aumento de oportunidades, o setor se tornou mais complexo. Por isso, preparamos este artigo para você poder entender como funciona o mercado de Pagamentos no Brasil.
Histórico do Mercado de Pagamentos no Brasil
O mercado de pagamentos pode parecer bastante complexo para quem está começando a aprender sobre ele. E realmente é.
Isso porque, até 2010, este segmento era caracterizado por um duopólio em que, cada uma das duas maiores bandeiras, detinham, juntas, mais de 90% do mercado.
Além disso, havia um contrato de exclusividade com apenas uma adquirente. Por isso, o serviço oferecido ainda tinha muito a evoluir.
Porém, desde 2013, o mercado de pagamentos passou a contar com uma regulamentação específica, a Lei 12.865, de 9 de outubro de 2013. A partir disso, a fiscalização do setor passou a ser exercida pelo Banco Central.
A chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, trouxe ainda mais mudanças para este mercado e novas necessidades do consumidor.
Hoje, desde o momento em que você passa o cartão em um terminal POS para realizar uma compra até esta transação ser aprovada, existem diversas empresas envolvidas no processo.
Quem são os players envolvidos nesta estrutura?
Seguem os principais players envolvidos em uma transação para garantir o pagamento seguro, correto e rápido.
- Portador: é o dono do cartão de crédito, débito ou voucher. Ou seja, aquele que efetua a compra.
- Emissor: é o banco ou instituição responsável por emitir os cartões e oferecer crédito ao consumidor.
- Bandeira: administra e fiscaliza a relação entre bancos, credenciadoras e subcredenciadoras.
- Estabelecimento comercial: lojas que aceitam cartões como forma de pagamento.
- Credenciadora: empresa licenciada pelas bandeiras e que credencia a loja para aceitar meios eletrônicos de pagamento.
- Subcredenciador: empresa que habilita os estabelecimentos comerciais para aceitarem diversos instrumentos de pagamento.
- Fornecedor de conectividade e gestão da transmissão dos dados: Operadora de Telefonia Móvel ou empresa com soluções de Infrastructure-as-a-Service (IaaS) que fornece o Sim Card e outros serviços agregados para a conexão dos terminais.
Como a TNS atua no Mercado de Pagamentos?
Para acontecer uma transação, estes players necessitam de conectividade e gestão da transmissão dos dados nos terminais POS. Esses terminais são as maquininhas de cartão de crédito, débito ou voucher, por exemplo.
Ao adquirir o SIM Card e pacote de dados M2M via TNS, o credenciador ou subcredenciador adquire mais do que isso.
Isso acontece porque além de um Suporte 24X7X365, que permite uma rápida resolução de questões junto às Operadoras de Telefonia Móvel, a TNS desenvolveu o LSM, uma plataforma própria de gestão de dados onde é possível controlar a base de SIM Cards com diversas funcionalidades.
Saiba mais sobre a plataforma LSM clicando aqui. Ou peça uma demonstração da plataforma.
Conclusão
O mercado de Pagamentos está em plena expansão no Brasil e a tendência é que ele siga crescendo e se transformando com os anos.
Portanto, se você atua ou tem interesse em ingressar neste mercado, uma dica que podemos te dar é buscar um atendimento consultivo, que acompanhe de perto o crescimento do seu negócio.
A TNS, uma das maiores empresas do mundo em conectividade para Meios de Pagamento, tem mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro e mais de 30 anos de atuação global.
Então fale conosco para saber como podemos contribuir para a eficiência da sua operação, unindo agilidade com segurança e simplificando sua infraestrutura de pagamentos.