Dos 4 meios de pagamento mais utilizados no Brasil, 3 utilizam conectividade para conclusão da transação. Os avanços tecnológicos, a adaptação necessária à pandemia do coronavírus e a maior presença digital são fatores marcantes para esse comportamento. A constatação não é apenas uma unanimidade no mercado, está expressa em números.
Em 2022, de acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões cresceram 36% no 1º trimestre de 2022. O destaque, conforme a pesquisa, ficou com o cartão de crédito, com crescimento de 42,4%, “apoiado no avanço da base de usuários, que buscam cada vez mais soluções como compras online, parcelamento sem juros e pagamento por aproximação, com comodidade e segurança”.
Além disso, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado no Brasil (com utilização de 70% dos brasileiros) – ficando atrás apenas do dinheiro (71%), e na frente do cartão de débito (66%0 e cartão de crédito (57%)
O fato é que, em poucos anos, o mercado de meios de pagamento avançou. Além disso, o mercado de meios de pagamento foi diretamente afetado, mas no bom sentido, pela pandemia.
O processo de evolução foi acelerado e a movimentação do dinheiro no mundo digital se tornou mais constante. Com uma evolução exponencial, como adotar essas soluções em seu negócio com melhor custo/benefício?
Crescimento dos meios de pagamento em números
As opções de pagamento online são diversas. De cartões de crédito a transações online, como o PIX, que se popularizou rapidamente, o mercado de meios de pagamento inclui sites e aplicativos, tudo envolvido por um sistema de segurança que garante a proteção dos dados do consumidor, além de proporcionar uma experiência de compra mais eficiente.
Ainda de acordo com a Abecs, o Brasil já registra 100 milhões de pagamentos com cartões por dia. Além disso, as compras remotas com cartões aceleraram e cresceram 35% no primeiro trimestre de 2022.
Um levantamento realizado pela Dock mostrou que a pandemia da Covid-19 acelerou, também, o crescimento do e-commerce em toda América Latina. “Em estudo, a Americas Market Intelligence (AMI) projeta que o crescimento deste mercado até 2024 será de 29% na região, atingindo o valor de US$580 bilhões, liderado por Brasil e México”, aponta a pesquisa.
Mesmo assim, é possível perceber que essa revolução no e-commerce é localizada: “86% de todas as transações de comércio eletrônico na região estão sendo feitas internamente”, isto é, as compras onlines são feitas principalmente por marcas locais.
De acordo com dados divulgados pela AMI em março de 2021, o acesso a contas em banco e fintechs no Brasil aumentou entre 2017 e 2021, atingindo 88% de penetração no último ano. Dessa forma, o Brasil aparece com a maior taxa de bancarização, ultrapassando o Chile e demonstrando alta inclusão financeira.
Em outro estudo da AMI de julho de 2021, o Brasil se apresenta como o mercado de e-commerce mais maduro na América Latina. Os vendedores varejistas alcançam múltiplos canais de vendas, como redes sociais e WhatsApp, além de optarem pelo uso de marketplaces, impulsionando o crescimento do estabelecimento.
Entre todos os países latinos, o Brasil é aquele com Sistema Aberto de Finanças mais avançado. Nessa fase final, o modelo adotado será o de Open Finance (que inclui outras instituições prestadoras de serviços financeiros além dos bancos).
Agentes envolvidos no mercado de pagamentos
Pelo menos quatro agentes estão envolvidos nas transações que são realizadas pelo mercado, garantindo um pagamento rápido e seguro. É o caso das bandeiras, adquirentes, bancos e gateways.
Bandeiras
As bandeiras são as responsáveis por administrar e também fiscalizar a relação existente entre bancos, credenciadoras e também subcredenciadoras. Elas regulam o mercado de pagamentos e tornam as transações viáveis.
Adquirentes
As adquirentes são chamadas também de credenciadoras. É aquela empresa licenciada pelas bandeiras e que são responsáveis pelo credenciamento do estabelecimento para liberar o uso de meios eletrônicos de pagamentos. credencia a loja para aceitar meios eletrônicos de pagamento. Elas são o elo de ligação entre o comerciante, a bandeira e o banco.
Bancos
Os bancos são os emissores da transação. É a instituição responsável por fazer a emissão dos cartões e também oferecer crédito ao cliente.
Gateways
O gateway de pagamento é um software que faz a ponte entre o e-commerce e as adquirentes, permitindo que um pagamento seja finalizado. O funcionamento é semelhante ao de uma maquininha de cartão.
-
Você sabe a diferença entre processador de pagamento e gateway? Leia em nosso blog.
>>> VEJA TAMBÉM:
TNS contribui para fortalecer crescimento do mercado
Em que momento a TNS aparece para otimizar a evolução desse mercado? É simples: Conectividade. Para acontecer uma transação, os agentes apresentados acima precisam de conectividade e gestão da transmissão dos dados nos terminais POS.
Com o apoio da TNS, através de nossa plataforma LSM, a operação de pagamentos pode ter a visualização total de sua base de SIM Cards, entre seus dispositivos e os sistemas de gerenciamento, possibilitando a melhora do controle de tráfego de dados e a garantia da avaliação dos resultados do negócio.
E vamos além: ao adquirir o SIM Card e pacote de dados M2M via TNS, as adquirentes conseguem uma solução de ponta a ponta.
Além do suporte 24X7X365, que permite uma rápida resolução das questões junto às operadoras de telefonia móvel, a TNS também desenvolveu o LSM – plataforma própria de gestão de dados onde é possível controlar a base de SIM Cards com diversas funcionalidades.
Com o crescimento de um setor, a competição de mercado está cada dia mais acirrada. Além disso, os meios de pagamento facilitados estão causando uma percepção de agilidade para o cliente, tornando esse fato essencial para uma boa experiência de consumo. Por isso, uma parceria com quem lidera os negócios do setor é essencial para fornecer as melhores soluções com segurança e no ritmo que o mercado atual exige.
A TNS atua há mais de 30 anos no mercado e está presente em mais de 60 países. Para saber mais vantagens de ter a TNS como parceira para otimizar sua operação em meios de pagamento, fale com nossos especialistas.