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O mercado de Meios de Pagamentos se transforma cada vez mais. Ele acompanha a aceleração impulsionada pelas fintechs e pelas mudanças globais.

Isso se intensificou ainda mais com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020. Porque surgiram novas necessidades e as empresas se esforçaram para oferecer as soluções que os clientes precisavam.

Diante deste cenário, podemos afirmar que o Brasil também experimenta um rápido avanço nos últimos anos no mercado de Meios de Pagamentos.

Para confirmar essa informação, basta analisarmos os dados. Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), que atua desde 1971 como representante oficial do setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil, o valor das compras com cartões de crédito e débito cresceu mais de 500% em 10 anos.

Além disso, atualmente são feitas mais de 20 mil transações por minuto. Isso movimenta mais de R$ 1,5 trilhão por ano.

O mercado de Meios de Pagamentos no Brasil oferece muitas oportunidades. E ele segue em constante transformação.

Porém, o segmento de pagamentos pode parecer bastante complexo à primeira vista. E isso se intensificou após a abertura deste mercado e a chegada de novos players.

Regulamentação do Mercado de Meios de Pagamentos

O mercado de Meios de Pagamentos se organiza cada vez mais para garantir transações seguras aos consumidores e estabelecimentos. Assim, este é um setor em constante evolução para evitar os golpes e fraudes que surgem com o tempo.

Além disso, as inovações desse mercado também buscam garantir a ampla aceitação de todas as partes envolvidas e a minimização de erros.

Até 2010, este mercado era caracterizado por um duopólio. Neste cenário, cada uma das duas maiores bandeiras, detinham, juntas, mais de 90% do mercado de cartões de débito e 80% de cartões de crédito. Além disso, havia um contrato de exclusividade com apenas uma adquirente.

Essa característica tornava o setor muito diferente da realidade que vemos atualmente, com vários players competindo e buscando oferecer as melhores soluções aos clientes.

Assim, com a abertura do mercado, veio a regulamentação. Desde 2013, o mercado de pagamentos passou a contar com uma regra específica – Lei 12.865, de 9 de outubro de 2013. Ela estabeleceu que a regulação e a fiscalização do setor passariam a ser exercidas pelo Banco Central do Brasil.

Muita coisa mudou desde então. Atualmente, em cada processo de compra, existem diversas empresas que participam da transação para garantir a sua segurança e a sua assertividade.

As principais envolvidas no processo de compra são as partes abaixo.

  • Adquirentes;
  • Subadquirentes;
  • Emissor de cartão;
  • Bandeira de cartão;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Fornecedor de conectividade para transmissão dos dados.

As adquirentes fazem a conexão entre as bandeiras de cartão e os bancos. Já as subadquirentes intermediam o pagamento de todas as partes envolvidas.

Já as bandeiras de cartão regulam e determinam as regras do mercado. Enquanto isso, os emissores de cartão são as instituições financeiras ou as administradoras que concedem crédito ao consumidor.

Conclusão

Diante de tantas mudanças no mercado de Meios de Pagamentos, a concorrência do setor foi batizada de ‘guerra das maquininhas’. Isso se justifica pela intensa disputa entre as empresas com uma competição cada vez mais acirrada.

O antigo cenário de duopólio no Brasil deu lugar à abertura do mercado, com novos competidores surgindo e ganhando bastante força nessa disputa.

Para alguns especialistas, em entrevista à CNN Brasil, os cartões de crédito ainda oferecem muitas vantagens para o consumidor e isso adia algumas análises que apontavam para o fim das maquininhas no curto prazo.

A competição entre adquirentes e subadquirentes, portanto, deve se tornar cada vez mais acirrada no que diz respeito à oferta de preço e benefícios.

Sobre a atuação da TNS no mercado de Pagamentos

A TNS é uma provedora confiável de soluções para a indústria de pagamentos, facilitando o processo de compra e venda para consumidores e comerciantes. As inovações de conectividade da TNS impulsionaram a aceitação do pagamento eletrônico em mais de 60 países pelo mundo.

Com mais de 30 anos de atuação global e 10 anos no Brasil, a TNS atende grandes e pequenas empresas, instituições financeiras, fintechs e opções de pagamento alternativas. Os clientes da TNS confiam na sua capacidade de atender seus negócios por meio de soluções customizadas, oferecendo tecnologia de ponta e ampla experiência de mercado.

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