Se você acompanha o Mercado de Pagamentos, já deve estar ciente do aumento no uso da máquina de cartão por pequenos negócios.
Isso se deve a diversos fatores, como ao aumento da digitalização de transações.
Além disso, a pandemia da Covid-19 ainda veio para acelerar bastante um processo que já vinha acontecendo naturalmente.
Diante disso, atualmente, muitas pessoas nem andam mais com dinheiro em espécie e preferem fazer seus pagamentos através de cartão de crédito.
Podemos usar como exemplo uma pesquisa recente do Sebrae, que entrevistou mais de três mil empresários para entender o cenário atual da maquininha de cartão.
Chamada de “Uso da Maquininha 2021”, a pesquisa foi publicada em junho de 2021. Ou seja, mostra o cenário recente e atual do mercado.
O resultado foi o aumento do uso de máquinas de cartão, principalmente nas micro e pequenas empresas.
Em 2016, apenas 39% dos empresários contavam com essas máquinas na empresa.
Quando olhamos para o cenário de 2021, percebemos um aumento significativo, com 56% dos microempreendedores e empreendedores de pequenas empresas utilizando maquininhas para cartão de crédito e débito.
E isso não é apenas efeito da pandemia, mas também um processo natural que já vinha acontecendo ao longo dos anos em decorrência do avanço da tecnologia e da digitalização dos processos.
Pagamentos digitais na pandemia
Um dos fatores responsáveis pelo aumento do uso da máquina de cartão na pandemia foi a preocupação com a segurança ao utilizar o pagamento por aproximação.
Porque esse método evita que seja necessário digitar a senha e tocar na máquina, o que pode gerar contaminação pelo vírus.
Isso também se comprova na pesquisa realizada pelo Sebrae, onde 20% dos empreendedores adquiriram a máquina de cartão durante este período da pandemia da Covid-19.
Outro dado interessante dessa pesquisa é que 45% dos entrevistados afirmaram que adquiriram a maquininha entre um e dois anos, enquanto 20% aderiram ao serviço somente após fevereiro de 2020.
Mercado de Pagamentos está em ebulição no Brasil
De 2010 para 2020 o número de transações feitas em cartões de crédito triplicou. Tudo isso devido à abertura do mercado e aos serviços de mais qualidades oferecidos pelos players do segmento.
Somente em 2020, foram processadas 9,67 milhões de operações nas maquininhas de cartão.
Para você perceber o quanto a disputa é acirrada neste mercado e o tamanho da relevância das operações em relação à margem de ganho de bancos tradicionais, em 2020 os pagamentos feitos com cartões de crédito, débito e pré-pagos atingiram R$ 2 trilhões.
Essa cifra equivale a 27% do PIB do Brasil, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS.
Máquina de cartão segue como ponto forte em Meios de Pagamentos
Tudo o que vimos até aqui mostra que o Mercado de Pagamentos brasileiro proporciona uma gama de possibilidades a serem exploradas.
De acordo com uma matéria da CNN Brasil, o brasileiro adora o cartão de crédito. E, muitas vezes, é dependente dele.
Essa realidade também não deve mudar em breve, permanecendo como uma importante forma de pagamento brasileira.
Bruno Dilda, diretor de negócios da Azulis, uma startup de soluções digitais para empreendedores, disse em entrevista ao portal que os cartões de crédito ainda têm muitas vantagens para o consumidor.
Vários exemplos podem ser citados, como alguns sistemas de pontos, de milhagem, de descontos, e, principalmente, a possibilidade de parcelar compras.
Quando você analisa tudo isso, percebe que a substituição das maquininhas no curto prazo não irá acontecer. Ou seja, elas permanecerão por um bom tempo no país.
Sobre a TNS
A TNS, uma das maiores empresas do mundo em conectividade para Meios de Pagamento, tem mais de 10 anos de atuação no mercado Brasileiro.
Fundada há mais de 30 anos nos Estados Unidos, atende organizações em mais de 60 países, cumprindo rigorosos requisitos de segurança e disponibilidade.
Um dos principais diferenciais da TNS é o seu suporte. Você pode ter um problema de conexão a qualquer dia e horário que a empresa irá prontamente te ajudar.
Então fale com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.