Você já ouviu falar em Certificação PCI? Entende a importância disso para o seu negócio de Meios de Pagamentos?
Para ilustrar a situação brasileira, vamos analisar o cenário pandêmico. O nosso país teve um aumento de 39,5% nas tentativas de fraudes, comparando a primeira metade de 2021 e de 2020. Isso equivale a cerca de 182 milhões de transações via cartão de crédito. Conforme diz o estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale.
Para evitar prejuízos com estes tipos de fraudes, as principais bandeiras de cartões de crédito no mundo criaram um conjunto de regras para aumentar a proteção nas transações.
Essas regras geraram a Certificação CPI DSS. Então, continue lendo este artigo para entender exatamente o que é essa certificação, qual a sua importância e quais empresas devem cumprir essas regras.
O padrão PCI
Com o intuito de reduzir ou até impedir fraudes, as principais bandeiras de cartões de crédito e débito no mundo criaram o padrão PCI DSS. Isso formou um conselho de fórum aberto, composto pela American Express, Discover Financial Services, JCB International, MasterCard e Visa.
Este conselho esteve e se mantém atento às fraudes que ocorrem com o passar dos anos. E o objetivo dele é tornar o mercado de Meios de Pagamento cada vez mais seguro.
Assim, este conselho criou em 2006 um conjunto de regras para garantir a segurança durante a transmissão dos dados de cartões de crédito nas transações eletrônicas. Elas devem ser sempre realizadas em um ambiente seguro e com certificações digitais SSL.
O que é a Certificação PCI
A PCI-DSS é uma das maiores certificações de segurança do mundo. Ela também é conhecida como PCI Compliance, ou PCI-DSS. Essa certificação reúne um conjunto de requisitos e procedimentos de segurança, focado em proteger as informações pessoais do portador do cartão.
Esses requisitos podem ser resumidos nos 11 pontos abaixo:
- Criptografar a transmissão de dados;
- Fazer testes de segurança do sistema utilizado;
- Utilizar um firewall eficiente;
- Determinar uma política de segurança;
- Manter seguros tanto as aplicações, quanto os sistemas;
- Não optar por senhas e configurações padrões;
- Registrar um login para todo usuário do sistema;
- Usar programas de segurança como antivírus e antimalware;
- Garantir a segurança e proteção das informações do dono do cartão;
- Tanto rastrear, quanto monitorar todos os acessos;
- Tornar restrito o acesso aos dados do cartão.
Ou seja, as empresas precisam cumprir todos esses pontos para adquirir a certificação e serem consideradas seguras.
Essa sigla PCI significa “Payment Card Industry – Data Security Standard”, ou em português, Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.
Ela é uma certificação necessária para todas as empresas que processam, armazenam e transmitem dados de cartões, com o objetivo de reduzir o risco de fraudes e da utilização indevida dos dados.
Tudo isso protege o usuário final e todos os envolvidos nas transações de pagamento.
Quem deve cumprir com a Certificação PCI?
Todas as entidades que processam dados com cartões de créditos devem cumprir a Certificação PCI.
Ou seja, quem aceita pagamentos via cartão de crédito precisa operar em conformidade com esta certificação, exigida em diversos locais ao redor do mundo. Neste sentido, a certificação aplica-se a:
- Comerciantes;
- Processadores – emissão de fatura, processamento de transações, atendimento aos portadores;
- Adquirentes;
- Emissores – Instituições Financeiras ou Administradoras;
- Prestadores de Serviço;
- Todas as entidades que armazenam, processam ou transmitem dados do titular do cartão e dados de autenticação confidenciais.
Ou seja, oferecer esta certificação para o cliente é garantir que ele conte com um melhor serviço prestado em seu negócio.
Qual a importância do PCI?
A Certificação PCI-DSS conta com uma série de requisitos que buscam proporcionar mais segurança para as transações e diminuir consideravelmente as chances de algum incidente relacionado a roubo, vazamento de dados ou fraudes.
Ela foi desenvolvida para incentivar a segurança dos dados do titular do cartão e também para promover a ampla adoção de medidas de segurança de dados, de forma geral.
Assim, o seu principal objetivo é reduzir o risco de roubo de dados e a incidência de fraudes.
Por isso, contar com a Certificação PCI, além de valorizar ainda mais os serviços de uma empresa, transmite confiança e credibilidade. E não podemos deixar de incluir a Segurança da Informação como uma estratégia de negócio.
E como ocorrem as fraudes nos sistemas de pagamento eletrônicos?
Existem diversos tipos de golpes eletrônicos. Eles se intensificaram com a pandemia e com o surgimento de novos meios de pagamento.
Quando falamos em cartão de crédito, a fraude ocorre quando uma pessoa ou um robô consegue roubar os dados de um cartão. Assim, usa essas informações sem a autorização do proprietário, principalmente para compras em alguma loja online.
Além de prejudicar o dono do cartão, esses golpes também atingem os estabelecimentos. Como o consumidor não reconhece aquela compra, ele não realiza o pagamento e a cancela. Assim, as empresas podem sair no prejuízo mesmo que tenham entregado o produto.
Ou seja, todo mundo sai perdendo com as fraudes que acontecem. Por isso, é essencial seguir as regras e requisitos da Certificação PCI, a fim de garantir transações mais seguras para todos.
Conclusão
A Certificação PCI diz que sua empresa cumpre os requisitos de segurança exigidos pelo mercado de pagamentos. Assim, comprova que a mesma foi auditada e está em conformidade.
É fato que o desenvolvimento de novas tecnologias e a expansão do mercado de Meios de Pagamentos nos últimos anos abriu diversas oportunidades de negócios para aqueles que pretendem atuar neste segmento.
No entanto, lidar com transações financeiras e dados sensíveis também são uma grande responsabilidade para o negócio. Por isso, não deixe de pesquisar como sua empresa e seus parceiros podem se adequar para garantir maior segurança e confiabilidade nos Meios de Pagamentos.
A TNS, uma das maiores empresas do mundo em conectividade para Meios de Pagamento, tem mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro. Fundada há mais de 30 anos nos Estados Unidos, atende organizações em mais de 60 países, cumprindo rigorosos requisitos de segurança e disponibilidade.
Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da TNS no segmento de Meios de Pagamentos no Brasil.