Se você trabalha com Vendas, provavelmente já ouviu falar no terminal Pin Pad e POS. Esses termos são ligados ao uso do cartão de crédito, cada vez mais utilizado por estabelecimentos comerciais e outros tipos de negócio.
Mesmo as menores empresas já percebem o quanto é importante oferecer diversas opções de pagamento aos seus clientes. Nesse contexto, os cartões de crédito e débito são uns dos mais utilizados e preferidos tanto pelos clientes, quanto pelos negociantes.
Primeiramente, essa modalidade de pagamento garante uma transação segura e rápida. Ou seja, o empresário sabe que vai receber aquele dinheiro, o que pode não acontecer se emitir um boleto, por exemplo. Além disso, o cartão facilita a emissão de nota fiscal e o cumprimento de obrigações fiscais.
Já em relação ao cliente, ele também tem muitos benefícios ao utilizar o cartão, pois pode realizar o pagamento tardiamente, acumular vantagens como milhas e, muitas vezes, até parcelar a compra.
Diante deste cenário, saber a diferença entre o terminal Pin Pad e o POS permite que você escolha o equipamento mais adequado para o seu negócio conforme a sua realidade, gerando economia ou otimizando a gestão da sua empresa.
O que é um Terminal Pin Pad
O terminal Pin Pad é uma máquina que passa cartão de crédito e débito. Ele opera através de pagamento via TEF – Transferência Eletrônica de Fundos. Geralmente, esse equipamento aceita muitas bandeiras, e opera fazendo leitura de barra magnética, de chip ou de NFC.
Fisicamente falando, o dispositivo é bem parecido com qualquer maquininha de cartão. Porém, ele precisa de conexão para funcionar e concluir as operações de pagamento.
Ou seja, o terminal Pin Pad não funciona sozinho e nem é apenas um leitor.
Atualmente, a maioria dos modelos de Pin Pad são do tipo mobile. Isso significa que eles fazem a conexão por Bluetooth e não precisam de cabos para funcionar.
Essa característica faz com que o terminal Pin Pad seja escolhido por boa parte dos microempreendedores e outros trabalhadores como taxistas, entregadores e vendedores ambulantes.
Além disso, nesse tipo de pagamento, a máquina utiliza a internet móvel de celulares. E o comprovante da compra é enviado para o cliente por e-mail ou por SMS. Isso acontece porque o terminal Pin Pad não acompanha a impressora.
E como funciona o Sitef no terminal Pin Pad?
Ainda existe o Sitef, que é um modelo de TEF. Ele é um conjunto de programas que integra as operações comerciais de grandes empresas de modo a melhorar a gestão do negócio.
O Sitef consegue fazer a conexão automática entre as vendas e os demais softwares da empresa. Isso permite realizar controle de estoque e análise de faturamento de forma automática, por exemplo.
Outro benefício do Sitef é que o gestor consegue visualizar os dados do seu negócio de forma remota, através da chave de acesso que deixa os dados na nuvem.
Agora que você já conhece um pouco mais desse equipamento, podemos avançar nas diferenças entre o terminal Pin Pad e o POS. Então acompanhe os próximos tópicos.
O que é um Terminal POS
POS significa “Point of Sale”. Este equipamento também funciona para realizar pagamentos de cartão. Porém, ele não precisa de um caixa ou uma conexão específica para operar.
Por isso, esse sistema costuma ser utilizado por restaurantes que cobram as contas nas mesas ou outros tipos de negócio que funcionam de forma parecida.
Quando comparamos as duas formas de pagamento, percebemos que o POS é uma maquininha com mais autonomia do que o terminal Pin Pad.
Primeiramente, ele já acompanha uma impressora que permite entregar ao cliente o seu comprovante de compra. Além disso, o terminal POS não necessita de conexão com celulares ou computadores.
Geralmente, o processamento do pagamento é feito através de Wi-Fi. Mas também pode ser usada a internet discada.
A desvantagem do terminal POS é a falta de integração automática com o sistema da empresa. Assim, os donos do negócio precisam fazer a conferência de nota por nota para checar o faturamento diário e os documentos fiscais emitidos.
Por isso, a maioria dos grandes negócios escolhem o sistema TEF, para otimizar o tempo e a acuracidade das informações.
Outra desvantagem é o preço, pois é mais caro utilizar máquinas POS do que um terminal Pin Pad. Porém, você consegue utilizar um POS na versão mobile, mas sem a funcionalidade de imprimir comprovantes.
Essas são as principais diferenças entre os sistemas POS e Pin Pad. Você deve analisar as características do seu negócio para decidir qual modelo de pagamento é o mais estratégico e indicado em seu caso.
Conectividade além do chip para terminais POS
Uma pesquisa do Sebrae chamada Uso da Maquininha 2021, aponta que o percentual de micro e pequenas empresas que utilizam terminais POS cresceu 43% nos últimos cinco anos. Hoje, 56% deles oferecem esta modalidade de pagamento aos seus clientes.
Porém, para oferecer um serviço de qualidade é necessário ir muito além do chip.
Ao adquirir a solução da TNS, as empresas não estão apenas adquirindo um SIM Card com pacote de dados para uso, mas também segurança para as transações e disponibilidade de conexão.
Os clientes da TNS também contam com um Suporte 24x7x365 e a Plataforma LSM. Ela contribui com a sua operação através de relatórios gerenciais para o efetivo controle dos dados trafegados, informações sobre a base de dispositivos instalados e controles que ajudam nossos clientes a reduzir custos através de uma gestão eficiente.
Sobre a TNS
A TNS é uma provedora confiável de soluções para a indústria de pagamentos, facilitando o processo de compra e venda para consumidores e comerciantes. As inovações de conectividade da TNS impulsionaram a aceitação do pagamento eletrônico em mais de 60 países pelo mundo.
Com mais de 30 anos de atuação global e 10 anos de atuação no mercado brasileiro, a TNS atende grandes e pequenas empresas, instituições financeiras, fintechs e opções de pagamento alternativas. Os clientes da TNS confiam na sua capacidade de atender seus negócios por meio de soluções customizadas, oferecendo tecnologia de ponta e ampla experiência de mercado.
Clique aqui para saber como as soluções da TNS podem simplificar sua infraestrutura de pagamentos.