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IoT é uma sigla para a expressão “Internet of Things”, ou Internet das Coisas. Na prática, significa como os objetos físicos podem estar conectados à internet, permitindo que haja uma comunicação entre eles e também com o próprio usuário do objeto. Isso acontece por meio de sensores e softwares que emitem dados para uma rede específica.

O uso do termo “coisas” acontece justamente para abarcar qualquer coisa, não se trata apenas de uma utilização genérica, tendo em vista que, nessa tecnologia, as possibilidades são inúmeras, como computadores, celulares, relógios, carros, até uma geladeira… Ambientes inteiros podem ser controlados com Internet das Coisas, proporcionando mais produtividade, mais dados e também uma gama maior de funcionalidades.

Para que haja a comunicação, os dispositivos que são habilitados para a web usam a nuvem, conectando-se pela internet por meio de Wi-Fi, SIM Card ou bluetooth.

Normalmente, isso é possível com a implantação de sensores especiais nos dispositivos, como:

  • Relógios,

  • TVs,

  • Geladeiras,

  • Máquinas de lavar,

  • Sistemas de aquecimento,

  • Tornozeleiras eletrônicas,

  • Câmeras de monitoramento e praticamente, qualquer outra coisa.

Alguns dispositivos fazem a comunicação com sensores que coletam dados e repassam as informações sobre eles. Outros recebem as informações e executam uma ação, é o caso das fechaduras inteligentes, elas recebem um sinal, indicando que você quer que elas abram e, em seguida, executam essa ação.

>>> LEIA TAMBÉM: Internet das coisas: conceito, exemplos e aplicações na indústria 4.0

IoT em constante crescimento: confira os dados

A Internet das Coisas está cada vez mais em evolução. Para se ter uma ideia do uso da IoT, a pesquisa ISG Provider Lens Internet das Coisas (IoT) já identificou que mais de 27 bilhões de dispositivos já se comunicam entre si e estão conectados em todo o mundo.

Além disso, entre os anos de 2018 e 2021, 57% das empresas no Brasil estavam em processo de implementação do IoT. Os dados são de um estudo realizado pela Logicalis. Pensando no futuro, as projeções do IDC (International Data Corporation) também são positivas:

  • Ao longo de 2022 serão investidos R$ 8,5 bilhões em soluções e serviços relacionados à Internet das Coisas apenas no Brasil;

  • O valor representa um crescimento de 17,6% em relação ao ano de 2021.

Em outras palavras, a IoT está em crescimento e com projeção de atingir e compor diversos segmentos do mercado, podendo ser utilizada, entre outras áreas, na:

  • Saúde;

  • Agricultura;

  • Pecuária;

  • Iniciativas governamentais.

A IoT pode ser uma realidade, inclusive, para o cliente final. Por exemplo: se o cliente compra um smartwatch, o dispositivo envia dados de saúde para o celular, como informações específicas do cliente sobre condição física, pressão arterial, entre outros.

No caso do agronegócio, é possível usar sensores para prever mudanças no clima ou até monitorar a presença de pragas no ambiente.

Os exemplos demonstram que os dados usados pela IoT são aplicados em tempo real, oferecendo um suporte ainda maior para soluções em um negócio.

É possível perceber a IoT no dia a dia, nas coisas simples, como em um sistema de som da TV, uma cafeteira, uma fechadura digital e inteligente. A IoT avança na mesma medida que a tecnologia também cresce.

Como implementar IoT para realidade da sua empresa

Inicialmente, vale ressaltar que implantar a IoT na sua empresa não é um labirinto a se percorrer, mas também não existe uma receita pronta para isso. Vale lembrar que a inovação não precisa ser complicada, uma solução vem para simplificar ou automatizar processos.

Cada negócio apresenta uma realidade e, por isso, também é formada por necessidades distintas, específicas de cada uma. Devido a isso, a receita que funciona em uma empresa pode não funcionar em outra. No entanto, é importante levar alguns fatores em consideração, como a relevância do investimento para o mercado e também para o cliente final.

Como tudo que é novo e será implantado em um negócio, a IoT requer planejamento e propósito. Dessa forma, será possível tornar a empresa, além de mais digital, também mais competitiva. O primeiro passo é mapear como a comunicação entre coisas pode otimizar os processos na sua empresa e melhorar a produtividade de todo o time ou setores específicos – e, claro, definir um budget possível de investimento.Claro, sem esquecer de como monitorar e mensurar constantemente o retorno desse investimento.

O próximo passo é o período de testes com dispositivos IoT, para que seja possível fazer um mapeamento e definir as melhores áreas para iniciar. É também nesse momento que é possível aprimorar a estratégia utilizada para implantação da IoT.

Nesse período, a empresa deve avaliar os dados que são entregues e estudar de que forma eles podem contribuir para o empreendimento. É momento também para avaliar quais insumos serão necessários para começar a utilizar a tecnologia IoT e também o que será preciso para mantê-la.

É importante listar os pontos principais e essenciais para a existência de uma IoT em uma empresa, porque é o que vai definir se a empresa tem a estrutura necessária para o funcionamento e se poderá fazer a entrega eficiente dos resultados. A estrutura deve contar com uma rede para conexão de vários dispositivos, desde que seja confiável e estável; criação de uma hub IoT que possa organizar e criptografar os dados gerados.

Algumas plataformas também precisarão ser trabalhadas, tanto para análise de dados e produção de relatórios, quanto para controlar e monitorar os dispositivos IoT.

Em resumo: 9 primeiros passos para implementação

Papel e caneta na mão? Veja qual passo a passo para começar um projeto de IoT

  1. Não tente receitas prontas. Entenda o contexto da sua empresa;

  2. Analise a relevância do investimento para o mercado e para o cliente final;

  3. Verifique se sua empresa tem estrutura para suportar o funcionamento sustentável da IoT;

  4. Realize o investimento financeiro de acordo com o budge possível e meça o retorno do investimento;

  5. Faça período de testes com o dispositivos IoT para mapeamento e definição das áreas para iniciar;

  6. Aprimore a estratégia utilizada para implantação da IoT;

  7. Avalie os dados entregues e estude como podem contribuir para o empreendimento;

  8. Avalie quais insumos serão necessários para começar a utilizar a tecnologia IoT e o que será necessário para mantê-lo;

  9. Identifique plataformas para análise de dados e produção de relatórios para controlar e monitorar os dispositivos IoT.

Quais as principais dificuldades que podem surgir na implementação de IoT para sua empresa?

Entre as principais dificuldades que uma empresa pode encontrar para implantar a Internet das Coisas no seu negócio estão a mão de obra e custo, que estão diretamente relacionadas. Para iniciar algo novo, é sempre necessário investimento e pessoas que saibam exatamente o que estão fazendo, para que haja frutos e resultados com aquilo que se apostou.

Além disso, é preciso infraestrutura, o que também pode demandar custos. Os servidores, dispositivos e o ambiente atual onde a mudança vai acontecer, estão atualizados? Se a resposta for negativa, além do alerta para começar um novo processo de estruturação, é preciso saber que também haverá um investimento.

A implantação do ambiente ideal é um desafio, mas é ele que vai contribuir para os resultados. No entanto, será necessário integrar novos sistemas operacionais, bem como protocolos e sistemas comunicacionais que requerem gestão.

Tudo isso demanda integração e desenvolvimento, desafio que além do custo, também pede muito planejamento e tempo. Para facilitar tudo isso, é preciso orquestrar a mudança. Planejar bem a implantação da IoT, com profissionais qualificados e empresas parceiras, pode garantir uma rápida e segura migração.

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A TNS é líder mundial em conectividade e tem 30 anos de experiência em comunicação de dados M2M e IoT nas mais diversas tecnologias de conectividade, com iniciativas pioneiras que facilitam a vida de empresas em praticamente todas as áreas de atuação.

As nossas equipes monitoram as conexões em tempo integral, com redundância de data centers, garantindo alta disponibilidade do serviço.

Com APN privada e VPN para criptografia dos dados, há um reforço na estabilidade das transmissões, ou seja: toda a comunicação que é transmitida entre a rede das operadoras de telecom e a rede da TNS é criptografada, o que proporciona maior segurança e confiança para o usuário final.

Além disso, toda a comunicação que é transmitida entre a sua rede e a rede da TNS também pode ser criptografada, gerando a criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE).

Este é um recurso de segurança que protege os dados durante uma troca de mensagens, de forma a que o conteúdo só possa ser acessado por quem envia e por quem recebe, aumentando o grau de segurança de dados. Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudar a sua empresa!

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