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O PIX é uma realidade para mais de 146 milhões de brasileiros. Mais de 1 trilhão de reais são movimentados por mês em todo o país. A ferramenta do Banco Central surgiu com a necessidade de transações mais rápidas, seguras, sem custo e sem limites de horário, além de ser atrativo para aumentar a competitividade no mercado. O PIX atendeu às exigências do consumidor e também preencheu lacunas financeiras.

De acordo dados do Banco Central, mais de 11 milhões de empresas já são usuárias do PIX, tornando o negócio ainda mais globalizado e inclusivo.

A velocidade da ferramenta, inclusive, ganhou o mercado e já passa por evoluções no Brasil.

O Banco Central criou uma nova modalidade que promete mais segurança aos usuários e que surge a partir do PIX: o PISP, um provedor capaz de realizar uma transação financeira em nome de um cliente, conectando usuários aos seus bancos ou instituições. Na prática, a ferramenta permite que os usuários façam transferências e pagamentos sem precisar utilizar o aplicativo do banco ou digitar seus dados bancários.

Além disso, o Banco Central apresentou também uma outra modalidade a partir do PIX: o PIX garantido. A proposta é parecida com a de um cartão de crédito, podendo ser um atrativo tanto para clientes quanto para empresas. Cada pessoa, no momento de fazer uma transferência por PIX, pode ter a operação de parcelar o valor da quantia em até 24 vezes.

Agora, o “PIX americano” também é realidade no mercado

O Federal Reserve (FED – Banco Central norte-americano) já anunciou que o sistema de pagamentos instantâneos americano, chamado FedNow, começa a operar em julho.

A TNS, claro, acompanha essa evolução, e preparou um material para tirar todas as dúvidas sobre a novidade no mercado de pagamentos. Como a economia pode ser afetada com o “PIX americano”?

Como vai funcionar o Fednow?

Ao longo de todo o ano de 2022, foram transacionados no Brasil R$ 10,9 trilhões via PIX. Os números, que assumem uma crescente, chegaram aos EUA. E, em julho, o FedNow Service vai ser lançado com objetivos básicos de compensação e liquidação, além de recursos de valor agregado.

O lançamento acontece quando órgãos reguladores dos EUA estão ligados com operações financeiras, com a quebra do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, e o aperto regulatório no mercado de criptomoedas.

Desta forma, o FedNow pode ser essencial no fornecimento de mais transparência para o sistema financeiro americano.

Na prática, é simples de entender:

O “PIX americano” ou FedNow, como é chamado, vai funcionar de forma semelhante ao do Brasil. Trata-se de uma ferramenta que permite o serviço de transferências bancárias diariamente e a qualquer hora. Empresas e pessoas físicas poderão ter acesso. Além das transferências, também será possível realizar pagamentos online pelo FedNow.

O FedNow será uma espécie de mediador entre as transferências:

A pessoa indica ao banco que quer fazer uma transferência para outra instituição financeira. O FedNow recebe a mensagem do banco do pagador, confirma a segurança e segue com a confirmação com a instituição recebedora.

Diferenças entre o FedNow e o PIX

Apesar de ser semelhante ao PIX, o FedNow não é idêntico à ferramenta brasileira. A principal diferença está na obrigatoriedade.

No Brasil, o Banco Central obriga que todas as instituições financeiras que tenham mais de 500 mil clientes implementem a plataforma.

Nos EUA, as instituições financeiras não são obrigadas a aderir ao sistema.

Além disso, nos Estados Unidos, o sistema bancário apresenta um número maior de bancos regulados de maneira regionalizada. São mais de 4 mil bancos comerciais, enquanto que no Brasil, conforme o Banco Central, o número era de 161 instituições financeiras até dezembro de 2022.

Como o sistema bancário no país norte-americano acontece de forma regionalizada, as tarifas que estão associadas ao uso do FedNow podem se modificar conforme a região e a instituição financeira.

Tudo leva a mais uma diferença: com essa independência, os bancos também podem escolher a forma de identificação dos usuários. No Brasil, os clientes são identificados por email, CPF, número de telefone ou chave aleatória. Já nos EUA, as instituições devem decidir de forma individual a identificação de cada chave.

Impactos do FedNow na economia

O Brasil é um país que tem, em média, 215 milhões de habitantes. Desse total, mais de 146 milhões já utilizam o PIX, movimentando mais de R$ 10 trilhões por ano, aproximadamente. E os números têm uma tendência de aumentar gradativamente. Se no Brasil, cerca de 67% da população já aderiu ao PIX, com os mais de 331 milhões de habitantes nos Estados Unidos, a expectativa é que a economia receba uma alta injeção de valores.

Uma afirmação é máxima entre aqueles que entendem, estudam e fazem parte da integração do “PIX americano”: ele será essencial para atingir pontos em que o sistema financeiro, normalmente, não consegue sozinho.

Os EUA são a maior potência econômica mundial e, obviamente, a implantação do FedNow vai ocasionar impactos na competitividade de diversos países – inclusive no Brasil – além de influenciar outros, direta e indiretamente, a impulsionar ferramentas com funcionalidades semelhantes.

No caso do Brasil, os investimentos locais podem ser diretamente atingidos, tendo em vista que a variação da taxa de juros dos EUA tem interferência direta para esses brasileiros, afinal, o dólar pode variar por conta dessa taxa e, consequentemente, como o preço das commodities é gerado a partir do dólar, o impacto na economia é direto.

Além disso, a compra e venda de títulos nos Estados Unidos têm consequências importantes na quantidade de dinheiro que circula na economia. Dessa forma, quando há uma compra elevada de títulos de renda fixa, há menos dinheiro livre para investir.

Embora a atividade econômica possa diminuir no Brasil, se a taxa de juros estiver baixa nos EUA, os investidores globais podem buscar outras oportunidades mais lucrativas, fazendo com que o Brasil receba um fluxo maior de capital.

Foco em conveniência caracteriza avanço das tecnologias

A tecnologia avançou, é inegável, e com essa crescente, os serviços personalizados e de conveniência passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas de forma mais rápida e fácil. A conveniência se tornou o mínimo a ser incorporado nas novas tecnologias, a partir de conceitos básicos, como previsibilidade, personalização e fidelidade.

O tempo passou e a tecnologia acompanhou. As rápidas mudanças levaram os consumidores a também esperarem soluções eficazes das marcas que admiram e consomem, adaptando a necessidade à rotina e cotidiano. Entre essas tecnologias que melhoram a experiência de vida e de consumo, estão o reconhecimento facial, pagamentos por aproximação, uso de QRCode, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), entre outras.

– Reconhecimento facial, pagamento por aproximação e uso de QRCode

O uso dos cartões nos meios de pagamento ainda é uma realidade muito forte no Brasil. Com ele vem a vantagem das possibilidade de débito e crédito, e do pagamento por aproximação, que além do cartão magnético, permite a finalização da compra até pelo relógio.

Para quem tem receio de sair com cartão de crédito e não quer correr o risco de perder, para não passar pelo estresse de ter que pedir uma nova via, bloquear contas, e outros perrengues, basta o celular: com ele é possível fazer o pagamento por PIX, aproximação de cartão digital e até QR Code.

Os QR Codes, inclusive, ganharam seu espaço como meios de pagamentos. Os códigos gerados por usuários registraram, em 2022, mais de 6 milhões de digitalizações. Para se ter uma noção, o aumento em relação a 2021 foi de 433%.

Pagamentos por QR Code podem ser bem interessantes. Esse serviço requer uma atenção maior do usuário, que fica com a responsabilidade de digitar o valor da compra, proporcionando uma alta segurança no processo. Diante disso, como todo o pagamento é, praticamente, feito pelo consumidor, o risco de golpes é muito baixo.

– Internet das Coisas

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, publicou um estudo para analisar as tendências que vão impulsionar os negócios digitais em 2023. A “Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023” mostrou que as organizações vão precisar trabalhar para ter as habilidades necessárias para apoiar as tendências e inovações de IoT, tecnologia que tem ganhado seu espaço.

IoT é uma sigla para a expressão “Internet of Things”, ou Internet das Coisas. Na prática, significa como os objetos físicos podem estar conectados à internet, permitindo que haja uma comunicação entre eles e também com o próprio usuário do objeto. Isso acontece por meio de sensores e softwares que emitem dados para uma rede específica.

Há uma tendência de compra e venda de dados de IoT nos milhares de sistemas conectados. Para 2023, 35% dos entrevistados para o estudo da Gartner planejavam vender os dados coletados por meio de produtos e serviços. No entanto, as organizações e empresas vão precisar ficar atentos ao que é ético ou não liberar.

– Inteligência Artificial

Para quem quer estar por dentro das tendências e inovações de IoT, investir em Inteligência Artificial é uma boa estratégia de exploração.

A Inteligência Artificial já vem apresentando avanços significativos ano após ano, saltando rapidamente o número de equipamentos conectados e dispositivos em uso. A tendência é que as empresas passem a aplicar ainda mais a IA a informações de IoT, em vídeos, imagens, tráfego de rede e também em dados de sensores.

A América Latina impulsiona o cenário global?

As novas tecnologias cada vez mais fazem parte do cotidiano das pessoas, movimentando e transformando, também, a economia global. A América Latina tem sido um expoente nesse sentido. O mercado de comércio eletrônico tem ritmo avançado de crescimento. Só entre 2017 e 2021, conseguimos observar uma expansão de 22% por ano nos mercados da região.

A The Global Payments Report 2022 identificou que o e-commerce nos mercados da América Latina devem crescer dois dígitos até 2025, incluindo o Brasil (18%).

Os cartões de crédito, inclusive, seguem como o principal método de pagamento na região, e representavam 39% das transações em 2021. Os mercados da América Latina movimentam a economia interna e externa.

A TNS acompanha essa evolução e apresenta soluções inovadoras, práticas e eficientes para incorporar sua empresa em tecnologias eficazes. Com mais de 30 anos de experiência em comunicação de dados M2M e IoT nas mais diversas tecnologias de conectividade e iniciativas pioneiras que facilitam a vida de empresas em praticamente todas as áreas de atuação, a TNS é líder mundial em conectividade.

Por isso, somos o parceiro ideal para dar a mão a sua empresa e caminhar com tranquilidade na imersão de tecnologias que vão favorecer o crescimento interno e externo. Fale com nossos especialistas.

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