Share

A América Latina se destaca quando o assunto é fintechs, evolução e tecnologia. De acordo com os dados mais atualizados, em 2021, as fintechs na América Latina cresceram como uma exponencial, com investimentos girando em torno de US$ 5 bilhões em 120 negócios. O Brasil, por sua vez, chama atenção: é o maior mercado de fintechs latino-americano. 

Diversos fatores explicam esse crescimento, que também faz parte de um trabalho genuíno dos países em questão. A pandemia do novo coronavírus, claro, contribuiu com negócios digitais e ampliou alguns horizontes – estima-se que mais de 10 milhões de cidadãos da América Latina foram para o comércio digital.

No entanto, a manutenção desses serviços e o constante crescimento já faz parte de novas atitudes e posturas. A TNS preparou um material para debater sobre essa evolução das fintechs, as atuais tendências e como os mercados estão se comportando. 

 

Evolução crescente das fintechs

Se você chegou a esse artigo, deve saber que fintechs são empresas que usam a inovação a favor do mercado financeiro, introduzindo tecnologia para alavancar o potencial empresarial e criar novos modelos de negócios. 

No Brasil existem várias modalidades, entre elas, fintechs de crédito, de gestão financeira, investimento, fintechs de pagamento e entre outras. 

Com a evolução da bancarização da população, as fintechs passaram a também definir os seus alvos principais, a fim de identificar os clientes em potencial. 

Ao mesmo tempo em que isso acontecia, a regulamentação das fintechs trouxe mais segurança e confiança ao mercado. No Brasil, as fintechs são regulamentadas desde 2018 pelo Conselho Monetário Nacional. 

 

Alguns fatores explicam a evolução do mercado de fintechs na América Latina, como:

  • Acesso crescente à internet e ao uso de celulares a América Latina;
  • O ambiente regulatório é participativo;
  • Estímulo cada vez maior do uso de aplicativos após a pandemia;
  • Evolução da atividade econômica nos países da região.

 

O Brasil cresce junto… São os números que dizem

O Brasil, por sua vez, segue essa crescente, sendo, portanto, líder na América Latina com mais de 4 mil fintechs no mercado, sendo metade só de empresas locais.

Os números do relatório Fintech Global Vision, da Finnovating, revelam ainda que o Brasil está no topo do ranking de países com mais fintechs ativas, seguido do México e Colômbia.

Além disso, analisando os países do mundo todo, quatro da América Latina estão na lista dos 20 com mais empresas ativas: Brasil, México, Colômbia e Argentina. O Brasil se destaca ocupando o sétimo lugar no ranking global.

 

Tendências no mercado de fintechs

O ano de 2022 foi imprescindível para o mercado de fintechs, principalmente por conta da atuação do Banco Central, com inovações expostas como o Pix, Open Finance, Real Digital, e outras discussões que vêm acontecendo.

As novas tecnologias e a mudança no comportamento do consumidor também definiram como as fintechs iriam se posicionar no mercado. 

Com esse caminho a ser percorrido, as securitização de fintechs começam a se expandir no país e em toda América Latina, expandindo operações e aumentando a gama de produtos. E essa é uma tendência de mercado, mas com desafios pelo caminho, como os riscos de crédito e operacionais. 

As expansões de algumas fintechs, por ambientes financeiramente importantes, podem funcionar como gatilho para os mercados de securitização locais, de modo que servem de espelho para explicar o crescimento.

A securitização surge, ainda, como uma alternativa para melhorar a gestão de risco.  

 

Desafios estão por vir no Brasil

O desafio é, justamente, voltar a crescer, embora não haja nenhum sinal de desespero para isso, apenas uma alteração de mindset em algumas empresas. 

Bancos digitais, por exemplo, têm expandido seus negócios, mas também sofrem recentemente com a queda de ações que atinge o mercado nacional. Para o otimista, essa pode ser uma boa oportunidade para mais investidores. 

Com um investimento menor, as fintechs precisam repensar modelos de negócio e expandir receita. É preciso, antes de tudo, inovar e se abrir para possibilidades mais reais. 

Alguns desafios, no entanto, merecem destaque:

  • O ritmo político mudou no Brasil, que ainda se adapta após uma mudança muito drástica de gestão. As fintechs também precisam se transformar para se adequar ao ritmo atual;
  • As receitas precisam girar. Como as fintechs evoluem e ganham novos adeptos, também surgem novas demandas de produtos e serviços, e é preciso conciliar essas questões;
  • Embora o Banco Central tenha sido um aliado dessa evolução, as fintechs precisam acompanhar essas mudanças e inovações, principalmente as resoluções e normativas, para se adequar da forma correta.

 

O que esperar do mercado de fintechs?

A expectativa é de crescimento. Com mais smartphones na América Latina, as fintechs tendem a se fortalecer ainda mais, proporcionando mais inovação e tecnologia. 

Além disso, sabendo que esse avanço exponencial das fintechs na América Latina, em consequência dos mercados de Private Equity, a tendência é aumentar as colaborações e parcerias entre players tradicionais e fintechs.

Com o Open Banking, inclusive, o Brasil está bem adiantado, além de uma série de inovações no mercado financeiro e de pagamentos já em andamento. 

Para estar inserido no mercado de uma forma definitiva, é essencial contar com um parceiro que se decide pelo processo de evolução tecnológica, como a TNS.

A TNS atua há mais de 30 anos no mercado, oferecendo soluções e infraestrutura para projetos em IoT e M2M. Expandiu sua operação na América Latina em 2019, e o Brasil foi o ponto de partida para o fortalecimento dessa sua atuação global – com presença em mais de 60 países. 

Desde o início, a TNS tem o objetivo de facilitar a relação entre o mercado e as empresas, por isso, temos estreita parceria com os maiores players do mercado nacional. Além disso, atuamos com foco nos segmentos de pagamentos, financeiro e comunicação. 

Porém, nossa solução é tão completa que permite a execução das ideias mais disruptivas. Fale com nossos especialistas e conheça mais sobre nossa atuação!

Inscreva-se aqui para receber nossa Newsletter mensal.

    Nome

    Sobrenome

    Email

    Pais

    Consentimento de uso de dados

    Ao inserir suas informações pessoais neste formulário e clicar no botão “Enviar”, você está dando permissão à TNS para usar as informações pessoais que você enviar para os fins estabelecidos em nossa Política de Privacidade do Grupo TNS.